A Copa das Confederações ou Taça das Confederações é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países. É escolhida uma única seleção para cada continente, excetuando a América, pois ela classifica duas seleções: a seleção campeã da "Copa Ouro", cujo torneio é disputado entre a América do Norte, América Central e Caribe e a "Copa América", disputada pelos países que compõem a América do Sul.
A primeira edição foi disputada na Arábia Saudita, em 1992 sendo chamada de Copa Rei Fahd. A terceira edição, também na Arábia Saudita, teve seu status incrementado, o número de países participantes aumentado para oito e o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi sediado pela Coréia do Sul e Japão como uma prévia para a Copa do Mundo de 2002. A partir de 2005 este precedente foi repetido antes de todas as Copa do Mundo (Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005, África do Sul - Copa das Confederações 2009 e Brasil - Copa das Confederações de 2013 e assim por diante), servindo para testar a preparação do país-anfitrião de cada Copa do Mundo e proporcionar competição à sua selecção nacional, uma vez que não disputas os torneios de qualificação.
FONTE: Wikipédia
A Copa das Confederações 2013 no Brasil
O torneio de 2013 está acontecendo no Brasil. Os jogos da Copa das Confederações de 2013 ocorrerão entre os dias 15 de junho (jogo de abertura) e 30 de junho (partida final).
A cerimônia de abertura ocorreu no dia 15 de junho, teve a duração de 20 minutos (antes do jogo de abertura entre Brasil e Japão) e contou com a apresentação do carnavalesco brasileiro Paulo Barros. O evento homenageou a cultura dos países participantes desta Copa das Confederações.
A bola do torneio chama-se Cafusa. Foi desenvolvida e fabricada pela Adidas, empresa alemã de material esportivo. A palavra foi criada com as iniciais de carnaval, futebol e samba. É uma palavra que faz referência a alguns aspectos importantes da cultura brasileira. Ao mesmo tempo, o nome da bola remete ao termo "cafuzo", que são pessoas que nasceram da miscigenação entre negros e índios.
Logotipo "O emblema" mostra um sabia-laranjeira, ave típica do Brasil, de forma estilizada. O voo tranquilo da ave simboliza a hospitalidade do povo brasileiro.
Curiosidades
- O Brasil foi o país que mais vezes ganhou a Copa das Confederações. Foram três títulos: 1997, 2005 e 2009. O segundo país que mais venceu foi a França, campeã em 2001 e 2003.
- A primeira Copa das Confederações ocorreu em 1997 na Arábia Saudita. O Brasil foi campeão ao vencer a Austrália por 6 a 0. O jogador brasileiro Romário foi o artilheiro do torneio com 7 gols.
- As próximas Copas das Confederações ocorrerão na Rússia em 2017 e no Qatar em 2021.
Seleções participantes:
Brasil Espanha Itália Uruguai
Pais-sede Campeã Mundial Vice Campeã Europa Campeão Copa América
México Japão Taiti Nigéria
Campeão da Concacaf Campeão Asiático Capeão da Oceania Capeão Africano
As cidades-sede e os estádios da Copa das Confederações 2013
- Belo Horizonte - Estádio Mineirão
- Brasília - Estádio Nacional
- Fortaleza - Estádio Castelão
- Recife - Arena Pernambuco
- Rio de Janeiro - Estádio do Maracanã
- Salvador - Arena Fonte Nova
Semifinais
- 26/06 - Brasil x Uruguai (Estádio Mineirão - Belo Horizonte) - 16h
- 27/06 - Espanha x Itália (Estádio Castelão - Fortaleza) - 16h
Disputa pelo terceiro lugar
- 30/06 - Perdedor da 1ª semifinal x Perdedor da 2ª semifinal (Arena Fonte Nova - Salvador) - 13h
Final
- 30/06 - Vencedor da 1ª semifinal x Vencedor da 2ª semifinal (Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro) - 19h
FONTE: suapesquisa.com
VEXAME ESPANHOL
Sexo, mentiras e videoteipe: sumiço de euros na noite da Espanha em Pernambuco
Inquérito aberto pela polícia pernambucana investiga o estranho caso do furto confirmado pela Fifa e desmentido pelos 'furtados'
A polícia pernambucana confirmou, nesta segunda-feira, que abriu inquérito para investigar o caso do suposto furto de que teria sido vítima a seleção da Espanha quando se hospedou no Recife na semana passada. O crime foi denunciado inicialmente pelo jornal espanhol "El Mundo Deportivo" - que publicou no último dia 20 que um grupo de jogadores teria sido furtado no Golden Tulip Recife Palace - onde a Fúria ficou hospedada para a estreia na Copa das Confederações. O caso se tornou estranho quando o chefe de segurança da delegação espanhola, Raul Jimenez, e o gerente de relacionamento do hotel, Eduardo Barbosa, desmentiram o furto, confirmado pela Fifa horas depois.
De acordo com o delegado, ainda é muito cedo para afirmar o que realmente aconteceu no Hotel Golden Tulip Palace Recife. No entanto, o GLOBOESPORTE.COM ouviu funcionários, seguranças do hotel, voluntários da Fifa e alguns policiais (sendo um deles ligado à cúpula da polícia pernambucana) e descobriu uma história até comum em delegações de futebol. Uma história com sexo, mentiras e até um videoteipe.
Na noite do domingo, dia 16, após a vitória sobre o Uruguai por 2 a 1, uma banda de pagode foi contratada para animar uma festa da delegação espanhola no hotel. Além de cerveja, caipirinha e música, o evento contou com a presença de mulheres. No início, a festa não fugia do normal: brincadeiras, comilança e bebedeira.
Mas quando a banda de pagode Só Prazer parou de tocar, por volta de 1h da madrugada, um grupo de cinco moças seguiu para a área de aposentos com cinco atletas e um membro da comissão técnica. Nos quartos, segundo dois funcionários, o grupo teria começado uma disputa de strip-poker (jogo de cartas onde quem perde uma rodada tira uma peça de roupa). O clima teria esquentado com alguns atletas e moças seguindo para aposentos individuais. Quando, na manhã seguinte, as moças foram embora, membros da delegação deram falta de aproximadamente mil euros.
- Eles fizeram uma festa e subiram com algumas meninas para os quartos. Sabemos que isso aconteceu, mas não podemos falar muita coisa. Se teve roubo, foi ali. Certamente todo mundo vai negar e vai sobrar para a gente – relatou um voluntário, que pediu para não ser identificado.
Apesar do sumiço do dinheiro, os jogadores sabiam que reclamar publicamente do acontecido não seria inteligente. Mas, quando um membro da delegação vazou a história do "furto" para o "El Mundo Deportivo", o hotel ficou na berlinda. Por conta disso, o estabelecimento convocou todos os funcionários para uma tensa reunião - repleta de ameaças e cobranças. Nenhum funcionário assumiu o crime. Ao analisar as imagens do sistema de segurança, um dos responsáveis pelo hotel teve a certeza de que os espanhóis não estavam contando a história inteira.
- Conversaram com todo mundo e ninguém tinha roubado. Até porque são muitos seguranças. Aí viram que meninas que eles chamaram para a festa entraram nos quartos. E começaram a achar que o roubo foi lá – disse um dos funcionários.
Uma funcionária que trabalha no hotel, que também pediu para não ser identificada, confirmou a existência da festa e do desafio do strip-poker.
- O que a gente ficou sabendo foi que eles levaram algumas meninas para festa. Aí, jogaram baralho, e nesse jogo eles apostaram dinheiro e até as roupas. Foi isso que todo mundo ficou falando aqui.
Com as imagens na mão, o hotel exigiu que a Fúria se posicionasse. Um integrante da delegação espanhola, que já estava no Rio de Janeiro para o jogo contra o Taiti (que ocorreu na quinta, dia 20) voltou ao Recife para ver as imagens gravadas pelo circuito interno. Com a confirmação da presença das moças nos aposentos, os dois lados selaram um armistício e optaram pelo duplo desmentido.
Após negar a existência da investigação durante uma semana, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu confirmar que há um inquérito para apurar o que ocorreu no hotel. Porém, poucos detalhes foram repassados pela polícia, alegando que a investigação está apenas na sua fase inicial. Segundo o Diretor da Capital e Região Metropolitana da Polícia Civil, Luiz Andrei, o caso está sendo investigado pela Delegacia do Turismo.
FONTE: G1 pernambuco
Seleção do Taiti agradece carinho recebido pela torcida brasileira
Jogadores exibiram bandeiras do Brasil e uma faixa de agradecimento
Mesmo sendo goleados por 8 a 0 pelo Uruguai os taitianos responderam ao apoio da torcida na Arena Pernambuco, no Recife, exibindo bandeiras do Brasil.
A torcida foi à loucura e ovacionou os queridinhos da competição, que não escondiam a alegria por terem participado pela primeira vez de uma competição oficial fora da Oceania.
Com uma grande faixa horizontal com os dizeres ‘Obrigado Brasil’, os jogadores do Taiti deram uma espécie de ‘volta olímpica’ no gramado da Arena Pernambuco e os torcedores de cada parte do campo aplaudiram e fizeram muita festa com a participação e a receptividade dos jogadores taitianos após a partida.
A seleção da Oceania deixa a Copa das Confederações com três derrotas, vinte e quatro gols sofridos e apenas um gol marcado.
O resultado pouco importou, tanto para os taitianos quanto para os brasileiros, que a elegeram como a seleção mais carismática da competição.
FONTE: Informações do Globo.com
Brasil país-sede
Seleção brasileira "SELEÇÃO CANARINHA" 5 Vezes Campeão do Mundo
"PENTA CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL"
Conquistas:
Copa do Mundo 1958, 1962, 1970, 1994, 2002
Copa das Confederações 1997, 2005 e 2009
Jogos Pan-Americanos 1963, 1975, 1979 e 1987
Copa América 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007
FONTE: CBF - Confederação
Brasileira de Futebol