Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.6/5 (671 votos)



ONLINE
5





Partilhe esta Página



 

ANGLOIN

Acesse o seu futuro


INFANTARIA BRASILEIRA
INFANTARIA BRASILEIRA

O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio.

Infantaria é a mais antiga arma do Exército e é formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, além de poderem utilizar vários meios de transporte para irem para o campo de batalha.

Origem do Dia da Infantaria Brasileira

O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio pois é na data do aniversário do seu patrono, Antônio de Sampaio.

No longínquo 24 de maio de 1810, duzentos anos atrás, nascia Antônio de Sampaio. Num outro 24 de maio, 56 anos mais tarde, o mesmo Sampaio, Brigadeiro, no Comando da Divisão Encouraçada, em franco combate, receberia os três ferimentos graves que lhe tiraram a vida.

Era 24 de maio! Eis a efeméride consagrada como legenda eterna para a Infantaria Brasileira. Antônio de Sampaio, filho de sertanejos simples, nasceu na Fazenda Vitor, povoado de Tamboril, Capitania do Ceará-Grande.

Aos 20 anos, assentou praça como voluntário no 22º Batalhão de Caçadores, sediado na atual cidade de Fortaleza. Seu batismo de fogo não tardaria. Em 1832, no que ficou conhecido como Encontro de Icó, lutou contra a rebelião que se opunha à abdicação de D. Pedro I. Sampaio combateu no Pará, na Cabanada; no Maranhão, na Balaiada; no Rio Grande do Sul, na Guerra dos Farrapos; e em Pernambuco, na Revolução Praieira. Em todas essas ocasiões, com extraordinária atuação.

Em 1852, o então Major Sampaio tomou parte na gloriosa campanha de Monte Caseros. Em 1861, já coronel, assumiu a 5ª Brigada, comandando-a nas campanhas do Prata. Em 1865, ascendeu ao posto de Brigadeiro, por merecimento, como foram todas as suas promoções, em reconhecimento às demonstrações de bravura, coragem e engenhosidade.

Mas foi na Campanha da Tríplice Aliança que o sertanejo de Tamboril cobriu-se definitivamente de glória. Em 1866, Sampaio rumou para o teatro de operações. À frente da Divisão Encouraçada, combateu nas operações de transposição do Rio Paraná e nas batalhas da Confluência e do Estero Bellaco. Na marcha para Tuiuti, coube-lhe o comando da vanguarda. Na véspera da batalha, conduziu o perigoso reconhecimento na Linha Negra, de onde vieram preciosas informações de combate e grande número de prisioneiros.

Tuiuti foi a maior batalha campal da história da América do Sul. Com manobras ousadas e engenhosas do Comandante e graças à tenacidade e valentia dos combatentes sob seu comando, a Encouraçada derrogara o ataque inimigo. Tuiuti estava vencida antes do cair da tarde.

Sampaio passou por diversos cargos no Exército, foi de alferes a brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria. Em 1940 ele foi declarado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Em suma, nos tumultuados dias da Regência e nos primeiros anos do II Império, Sampaio participou das campanhas contra as revoltas internas e os inimigos externos, destacando-se pela bravura e pela liderança em combate. No comando de sucessivos escalões, transformou-se num condutor de homens, conhecedor profundo do terreno e mestre em adestrar, empregar e conduzir tropas de Infantaria.

Recebeu de D. Pedro II seis condecorações, entre 1852 e 1865, em reconhecimento aos excelentes serviços prestados à Nação, na paz e na guerra.

Tuyuti2

Batalha de Tuiuti (24 maio 1866)

 FONTE: http://www.forte.jor.br

 

 A Infantaria tem como característica essencial a aptidão para combater a pé, em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte. Uma de suas missões é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade do infante de progredir em pequenas frações, difíceis de serem detectadas em todos os tipos de terreno. Isso permite que ele se aproxime do inimigo para travar o combate corpo-a-corpo. A Infantaria poderá ter especializações das mais diversas: motorizada, blindada, Paraquedista, leve, de selva, de caatinga, de montanha, de guardas e de polícia.

"Depois do que assisti em Monte Castelo, quando passo por um soldado de Infantaria, tenho vontade de prestar-lhe continência." (Gen Cordeiro de Farias, comandante da Artilharia Divisionária da FEB).

Motorizada, Blindada, Paraquedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército, de Guarda. São adestradas para combater em diversos tipos de terreno, em qualquer parte do território nacional.

Sua missão básica, no ataque, é destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e a ação de choque. Na defensiva, mantêm o terreno e contra-ataca. Tem por característica essencial a aptidão para combater a pé em todos os tipos de terreno, podendo deslocar-se para os lugares mais remotos – desde que receba meios de transporte adequados – e operar sob quaisquer condições meteorológicas.

No século passado, nossos infantes integraram a Força Expedicionária Brasileira, durante a II Guerra Mundial. A 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária conquistou o respeito de aliados e adversários com vitórias alcançadas em território europeu, como a de Monte Castelo e a de Montese.

Os infantes brasileiros podem ser encontrados na Amazônia, no sertão nordestino, nos pampas, nas montanhas, no pantanal, nos montes. Em qualquer lugar, não importa quão longe esteja. Basta que haja uma missão.

FONTE: Exército Brasileiro

Blindados de defesa antiaérea serão usados para garantir a segurança de grandes eventos, afirma o governo brasileiro. Negociação envolve 34 tanques do modelo Gepard. O Ministério da Defesa anunciou nesta quinta-feira (11/04) que vai comprar da Alemanha 34 tanques usados do modelo Gepard 1A2, um blindado de defesa antiaérea. Segundo o ministério, o contrato será negociado nos próximos dias, e os tanques servirão para a segurança de grandes eventos, como a Copa das Confederações, Olimpíadas e a visita do Papa Francisco.

O valor ainda está sendo negociado, afirmou o ministério, acrescentando que o primeiro lote deverá chegar até junho. Segundo o comandante da artilharia antiaérea brasileira, general Marcio Roland Heise, o primeiro lote é de oito tanques. Em declaração ao site G1, Heise disse que os tanques serão utilizados em Brasília e no Rio de Janeiro. Os demais chegarão até 2015.

O Gepard é armado com dois canhões de 35 milímetros e é usado para a defesa de ataques aéreos. No âmbito da reestruturação das Forças Armadas da Alemanha, o modelo está aos poucos sendo posto de lado. A intenção é substituir os canhões por um sistema de defesa.

FONTE: O povo Online

1bis.jpg

O 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv), também conhecido como Batalhão Amazonas, é uma unidade de elite do Exército Brasileiro, vinculado à 1ª Brigada de Infantaria de Selva , sediada em Boa Vista, no estado de Roraima. Devido sua experiência em selva, foi a célula mater da infantaria de selva no Exército Brasileiro, apoiando a criação do CIGS e diversos batalhões e pelotões especiais de fronteira na região.

 Destacando-se pelo alto grau de adestramento, ganhou a função aeromóvel, com isto sendo especializada em assaltos aeromóveis (transportado por helicópteros), e passou depois disso a integrar a Força de Ação Rápida e Estratégica do Exército Brasileiro.

Ficheiro:Bdainfpqdt.gif

A Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) é uma das grandes unidades de elite do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se no bairro Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro.

 

É subordinada ao Comando Militar do Leste, com sede no Rio de Janeiro, em conjunto com o Comando de Operações Terrestres, com sede em Brasília.

 Ficheiro:Logo bda menor.gif

A 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), também conhecida como Brigada Niederauer, é uma das Grandes Unidades (GU) do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se no bairro Noal, em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. É subordinada à 3ª Divisão de Exército, sediada em Santa Maria.

Seu nome histórico faz referência ao Coronel João Niederauer Sobrinho. Sediada no coração do Rio Grande do Sul, é uma Grande Unidade dotada de grande poder de fogo, função de suas quatro peças de manobra valor Unidade (dois Batalhões de Infantaria Blindados e dois Regimentos de Carros de Combate). Concentra em Santa Maria 11 de suas 14 organizações militares orgânicas.

Ficheiro:Simbolo Caatinga.jpg

72º Batalhão de Infantaria Motorizado é uma unidade de elite do Exército brasileiro sediada em Petrolina, sendo a única Unidade do Exército Brasileiro a formar o combatente para o ambiente operacional de caatinga.

Possui um Centro de Instrução de Operações na Caatinga, abrangendo uma área com aproximadamente 28.000 km². Preocupado com a questão ambiental, o batalhão preserva, desde a sua criação, uma vegetação de 3.000 km² inserida na área urbana de Petrolina, tendo também um parque zoobotânico, com uma grande variedade de representantes de fauna e flora do bioma caatinga.

FONTE: Wikepédia enciclopédia livre