DIA 19 DE ABRIL, SE COMEMORA O DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Batalha dos Guararapes.
Após romperem com o domínio espanhol sobre seus territórios, os holandeses partiram para a África e América com o objetivo de manterem o monopólio do tráfico negreiro. No Nordeste brasileiro, as Invasões Holandesas eram justificadas pelo interesse em comercializar o açúcar produzido naquela região.
Depois de muita repressão aos nordestinos, em 1648 os holandeses pretendiam conquistar a região do Cabo, no Pernambuco, através do Recife. Para chegar até lá, eles teriam que atravessar a Estrada da Batalha, onde ficava o Monte dos Guararapes.
Porém, os colonizadores portugueses queriam manter sua hegemonia no território brasileiro e estavam indignados com as conquistas holandesas. Portanto, formaram uma frente para impedir a passagem do exército comandado por Von Schkoppe.
A estratégia foi a seguinte: Francisco Barreto Menezes, comandante dos Patriotas, ordenou que o indígena potiguar Felipe Camarão defendesse o flanco direito com sua tribo, em uma área repleta de matagal. No lado esquerdo, colocou o ex-escravo Henrique Dias com seu agrupamento negro na região do Morro do Oitizeiro. O centro, próximo ao córrego da batalha, estava guarnecido pelo terço dos brancos sob comando de Fernandes Vieira, senhor de engenho português que comandou a infantaria. Na retaguarda, ficava na espreita o terço branco sob as ordens de André Vidal de Negreiros, que facilitava a migração da população sertaneja do Nordeste.
Armada a emboscada, Antônio Dias Cardoso ficou responsável por entrar em contato com os holandeses pela Estrada da Batalha, com mais de 200 homens. Ao confrontá-los, Cardoso atraiu-os até o Boqueirão para chegar próximo ao reforço dos Patriotas. Sem saber do que os esperava, os holandeses iniciaram o ataque lançando um regimento pelo flanco esquerdo. Quando o regimento central avançou, deparou-se com uma quantidade de insurgentes inesperada, batendo de frente contra os terços de Fernandes Vieira e Vidal de Negreiros. O flanco esquerdo foi completamente derrotado pelos índios de Felipe Camarão.
Em fevereiro de 1649 uma nova batalha ocorreu, mas os holandeses foram derrotados pelos Patriotas e aprisionados na cidade de Recife até o ano de 1654. Pela grande insurreição nacionalista o dia 19 de abril, data do primeiro confronto entre Patriotas e holandeses, é considerado o dia da origem do Exército Brasileiro.
FONTE: http://www.cmne.eb.mil.br/guararapes.php
O Dia do Exército Brasileiro se comemora no dia 19 de Abril. Essa data assinala a criação do exército brasileiro, que aconteceu no dia 19 de Abril do ano de 1648.
Esse foi o dia da primeira batalha dos Guararapes, no estado de Pernambuco. Ali, um grupo de brasileiros, de raças diferentes mas com o mesmo sentido patriótico, se uniu pela primeira vez para combater a dominação neerlandesa.
Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada, que aproveita para promover vários eventos, e para promover a data.
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e Força Aérea
FONTE: Calendar r Brasil.
O Exército tem como missão preservar e garantir a defesa da pátria, zelar pelo cumprimento pleno da constituição e pela manutenção da lei e da ordem. Em tempos de paz, uma das principais funções do Exército é defender as fronteiras brasileiras, garantindo a soberania nacional. Além de coordenar ações de apoio à fiscalização ambiental, missões de paz (como a do Haiti), assistência social e de saúde em comunidades isoladas, entre outras iniciativas.
Responsável exclusivamente pelas operações terrestres das Forças Armadas, o Exército brasileiro é composto por cerca de 235 mil soldados, o maior efetivo da América do Sul. O Exército atua por meio de unidades, subunidades e comandos, estruturas responsáveis por garantir o cumprimento das obrigações militares nas diversas regiões do País. Devido à complexidade e ao tamanho do território nacional, o Exército brasileiro ainda possui grupos altamente especializados no combate em terrenos especiais, como a Região Amazônica, a Caatinga e áreas montanhosas.
Os diversos equipamentos e efetivos do Exército são divididos em Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), Quadros (Material Bélico, Engenheiros Militares e Oficiais) e Serviços (Intendência, Saúde e Assistência Religiosa).
FONTE: BRASIL.gov.br
Os indígenas atualmente representam cerca de 70% dos 1.400 militares da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, que agrupa sete bases avançadas nas fronteiras com a Colômbia e a Venezuela, além de um complexo militar na maior cidade do extremo norte do Amazonas: São Gabriel da Cachoeira, de 38 mil habitantes. Eles são recrutados entre os cerca de 30 mil índios de 14 etnias que habitam a região do alto rio Negro.
São Joaquim, uma dessas sete bases avançadas, está situada a 326 quilômetros de São Gabriel da Cachoeira e a 90 quilômetros do vilarejo colombiano de Mitú, ambos embrenhados na floresta equatorial.
FONTE: BBC Brasil