Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page

Rating: 2.6/5 (671 votos)



ONLINE
2





Partilhe esta Página



 

ANGLOIN

Acesse o seu futuro


SAIBA MAIS SOBRE A TPM
SAIBA MAIS SOBRE A TPM

O QUE É TPM?

A TPM é um desequilíbrio orgânico que atinge cerca de 75% das mulheres entre 20 e 45 anos, que manifesta-se como um conjunto de sintomas físicos e emocionais que costuma ser mais intenso de 3 a 5 dias antes da menstruação, podendo ocorrer até 15 dias antes. A Tensão Pré-menstrual ou TPM é causada pela menstruação. Vem da palavra latina “mensis”, que significa mês. Tensão Pré-menstrual (PMS, em inglês):

Sintomas

Nem todas as mulheres sentem os sintomas e efeitos da tensão pré-menstrual da mesma forma, pois algumas podem apresentar sintomas pouco significativos, enquanto outras, os efeitos são mais severos. Estes, podem interferir nas atividades cotidianas da mulher. Os sintomas mais típicos deste período são: nervosismo, irritação sem motivos significativos, depressão e sensibilidade. Estes sintomas podem manifestar-se isoladamente ou em conjunto. Com relação aos sintomas físicos, podemos citar: dores de cabeça, retenção de líquidos, sensibilidade nas mamas, dores musculares, etc.

Como vimos, esta situação que atinge muitas mulheres apresenta mudanças tanto físicas quanto psicológicas, contudo, não indica uma doença orgânica, mas sim, sintomas decorrentes durante o período do ciclo menstrual.

A TPM, muitas vezes, pode ser amenizada através de cuidados básicos e simples como, por exemplo, reeducação alimentar, diminuição da ingestão de cafeína, diminuição do consumo de sal e a realização de atividades físicas.

Quanto sangue a mulher perde?

Uma mulher perde em média de 200 a 300 ml pelo fluxo durante a menstruação, sendo que apenas 30 a 40 ml são de sangue; algumas mulheres podem ter um fluxo um pouco mais intenso. Pode parecer muito, mas não é. De qualquer maneira, seu corpo contém cerca de 5 litros de sangue e não será afetado por essa pequena perda.

Fonte: DonaGirafa.com

Mexa-se contra a TPM

Atividades aeróbicas e alongamentos ajudam a atenuar cólicas e outros incômodos

O mau humor, as cólicas e o inchaço da TPM costumam desanimar até mesmo a mais exímia esportista. No entanto, fazer um esforço a mais para continuar os exercícios pode ser muito benéfico: trabalhos científicos mostram que a prática de atividade física ajuda a atenuar os sintomas dessa fase do ciclo menstrual.

Um deles, realizado pela University of British Columbia, no Canadá, submeteu oito mulheres a corridas de, aproximadamente, 20 km semanais. Depois de seis meses, todas elas relataram menores episódios de dores na mama e irritabilidade na semana que antecede a menstruação. "Esses benefícios ocorrem porque o exercício físico gera um aumento da taxa metabólica e favorece a circulação sanguínea. Consequentemente, há uma otimização do transporte de oxigênio e nutrientes essenciais, melhorando, assim, todas as funções vitais", justifica Emerson Bisan, personal trainer e diretor da Nova Equipe Assessoria Esportiva.

Outra explicação para a melhoria é a liberação de hormônios proporcionada pela atividade física, principalmente a endorfina - hormônio diretamente ligado à sensação de prazer. Mesmo na hora do alongamento, esse hormônio entra em ação, já proporcionando o bem-estar.

Mas, e as cólicas?

Quando a cólica ataca, muitas vezes, a última vontade é de se mexer com exercícios. Mas saiba que exercitar, em especial, a região pélvica, proporciona alívio para as dores abdominais.

A educadora física Roberta Mateus Calado Bacarin, da academia Contours, em São Paulo, afirma que fortalecer o abdômen é uma boa saída.

FONTE: MinhaVida.com.br

Veja a seguir alguns alimentos indicados e outros que devem ser evitados:

Indicados

- Carboidratos integrais (pães, biscoitos, aveia, farelo de trigo, arroz, etc) e as frutas São alimentos que auxiliam na absorção do triptofano (um aminoácido que ajuda na síntese de serotonina, o hormônio do bem-estar). Além de ser fonte de fibras que aumentam a saciedade.

- Germe de trigo, nozes, amendoim, óleos vegetais, carnes: fontes de vitamina E, um poderoso antioxidante que pode diminuir os sintomas de ansiedade e as dores no seio.

- Leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura: com o consumo adequado deste grupo alimentar, você diminui as chances de desenvolver a osteoporose.
Prefira o leite desnatado e os queijos brancos.

- Soja: a isoflavona presente na soja colabora em regular o hormônio estrógeno.

- Peixe, frango, carne de porco, fígado, rim e ovos: ricos em vitamina B6, que melhora o sono, diminui o estresse e regula o clico menstrual.

- Água, suco de fruta natural, água de coco e chás claros: hidratam e faz você urinar bastante, e dessa forma reterá menos líquidos.

- Melancia: fonte de magnésio, um dos nutrientes mais perdidos na TPM. Além disso, a melancia contém bastante água, diminuindo o inchaço.

 

Evitados

 - Embutidos, produtos industrializados, sal, refrigerante: são alimentos ricos em sódio, que em excesso faz com que você retenha líquidos.

- Café e chá preto: assim como o refrigerante, essas bebidas contem cafeína, que é em excesso pode causar irritabilidade.

- Bebida alcoólica: podem provocar a queda de açúcar no sangue.

FONTE: Vila Mulher

Dúvidas sobre menstruação?

“Com que idade devo ficar menstruada pela primeira vez?” “Com que idade devo ter minha primeira menstruação?”

Algumas garotas menstruam pela primeira vez com 8 ou 9 anos, e outras só menstruam com 15 ou 16 anos. A maioria menstruam com 15 ou 16 anos. A maioria menstrua com 12 ou 13 anos. A melhor maneira de saber quando você vai ficar menstruada é prestar atenção nos sinais da puberdade e perguntar à sua mãe ou irmã mais velha com que idade elas ficaram menstruadas.

“Se minha mãe menstruou pela primeira vez com 15 anos, quer dizer que a minha primeira menstruação também vai ser nessa idade?

É muito provável que sim. Está provado cientificamente que os fatores genéticos são uma influência muito importante para determinar a idade da sua primeira menstruação.

“Por que ainda não fiquei menstruada?”

Cada pessoa tem seu próprio “relógio biológico” e ele é diferente para cada garota. Por isso, não se preocupe se você ainda não menstruou: quando seu corpo estiver pronto isso vai acontecer.

“Como vou sabe que a minha primeira menstruação está chegando?”

Existem alguns sinais: Em primeiro lugar, seus seios crescem, pelos começam a crescer na vulva (entre suas pernas) e depois nas axilas. Segundo a Dra. Kathleen Stone, que é especializada em ajudar garotas a compreenderem a puberdade e a reprodução, nessa época você pode notar um fluído esbranquiçado em sua vagina. Provavelmente vai ficar menstruada uns meses depois. Quando a menstruação vier, você vai sentir uma umidade em sua calcinha, que provavelmente são gotas de sangue.

“Quanto dura a menstruação?”

A duração varia de mulher para mulher. Para algumas garotas, dura só 3 dias; outras menstruam por 7 ou 8 dias. Em geral a duração é de 4 a 5 dias.

“O que acontece se a menina não ficar menstruada?”

As garotas que chegam aos 16 anos sem menstruar podem estar com amenorréia primária (ausência de fluxo menstrual). A amenorréia primária exige exames médicos detalhados, diagnóstico e tratamento; por isso é melhor você consultar um médico.

“Quando a mulher para de menstruar?”

As mulheres menstruadam até a menopausa. Na maioria das mulheres a menopausa ocorre entre 40 e 50 anos de idade. Mas ela também pode chegar antes ou depois dessa idade.

Fonte:  DonaGirafa.com

MENSTRUAÇÃO X RELAÇÃO SEXUAL

"A mulher quando está menstruada tem mais vontade de transar ou a relação sexual durante a menstruação não é recomendada? Transar menstruada faz mal a saúde? Pode transmitir doenças? "

Transar durante a menstruação é uma questão de gosto, uma opção da mulher ou do casal e não traz nenhum problema para a saúde, exceto nos casos em que a mulher for portadora do vírus da AIDS (o HIV), pois o parceiro ao entrar em contato com o sangue contaminado pode aumentar as suas chances de contrair a doença. Existem casais que evitam as relações sexuais durante a menstruação por questões de higiene, outros são indiferentes e alguns até gostam, dizem que facilita a penetração.

Com relação ao desejo sexual, a mulher pode sentir tesão em qualquer época do mês – durante a menstruação, na ovulação ou na fase pré-menstrual – basta ser estimulada e estar receptiva para isto acontecer. Existem alguns estudiosos que defendem a teoria de que a mulher fica com mais vontade de transar durante a menstruação e esta, definitivamente, não é uma relação de causa-efeito. Estas pessoas insistem em comparar a mulher aos outros animais que têm relações sexuais quando estão no cio. Mas, no caso da espécie humana, a natureza nos brindou com um atributo único em relação às demais: a capacidade de pensar e ter prazer. De fato, algumas mulheres dizem que durante a menstruação têm mais vontade de transar, mais isto não é a regra e nem deve ser motivo de preocupação para aquelas que não têm!

E quando chega a menopausa e a menstruação acaba? Será que a vontade de transar também some? 

Entre os 45 e os 55 anos a menopausa chega para a maioria das mulheres, que continuam vivas e em perfeitas condições de continuar tendo uma vida sexual plena e bastante satisfatória. Exemplo disso é o relato de mulheres que dizem que o seu tesão aumentou e que descobriram o orgasmo só depois da menopausa, quando ficaram livres do medo de engravidar.

Posso engravidar tendo relações sexuais durante a menstruação?

Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível. Na verdade, tecnicamente falando, a gravidez não ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma. Se mulher tiver um ciclo menstrual muito curto é possível que ela ovule poucos dias depois do fim da menstruação. Como o espermatozoide pode ficar viável por até 7 dias dentro do trato reprodutor feminino, se a relação acontecer nos últimos dias do período é possível que o espermatozoide ainda esteja em condições de fecundar o óvulo quando este surgir.

Teoricamente não. Porém, na imensa maioria das mulheres a época da menstruação costuma ser segura, sendo pouco provável que ocorra  uma gravidez tendo relações nesta fase. Mas 100% de segurança, não existe.

Posso estar grávida mesmo tendo vindo a menstruação?

Não. Se a menstruação veio normalmente, é porque não houve fecundação do óvulo. Porém, cabe aqui um importante parêntesis. No início da gravidez é possível haver um pequeno sangramento vaginal, que pode ser facilmente confundido com a menstruação. É possível também haver um pouco de cólica, o que causa ainda mais confusão. Portanto, a grávida pode achar que menstruou, mas na verdade o que ocorreu foi um pequeno sangramento da gestação.

FONTE: Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especializada em Sexologia e Homeopatia.